Um novo estudo descobriu que os idosos com perda auditiva relacionada à idade apresentaram mais sintomas de depressão, quanto maior a perda auditiva, maior o risco de ter sintomas depressivos. Os resultados sugerem que o tratamento da perda auditiva relacionada à idade pode ser uma forma de evitar a depressão tardia.
A perda auditiva relacionada à idade é a terceira condição crônica mais comum em idosos. Sabe-se que ela aumenta o risco de outras doenças, como comprometimento cognitivo e demência. Mas há poucos grandes estudos perguntando se a perda auditiva pode levar à depressão em idosos - particularmente em hispânicos, um grupo no qual a depressão pode ser subdiagnosticada devido a barreiras linguísticas e culturais.
"A maioria das pessoas com mais de 70 anos tem perda auditiva leve, mas relativamente poucas são diagnosticadas, e muito menos tratadas. A perda auditiva é fácil de diagnosticar e tratar, e o tratamento pode ser ainda mais importante se ajudar a aliviar ou prevenir a depressão", diz o autor Justin S. Golub, MD, professor assistente de otorrinolaringologia. Universidade de Columbia Vagelos College of Physicians e Surgeons.
O Estudo
Os pesquisadores analisaram dados de saúde de 5.239 indivíduos com mais de 50 anos que estavam matriculados no Estudo de Saúde da Comunidade Hispânica / Estudo de Latinos. Cada participante fez um teste auditivo audiométrico e passou por exames para encontrar sintomas de depressão.
Os pesquisadores descobriram que os indivíduos com perda auditiva leve eram quase duas vezes mais propensos a ter sintomas clinicamente significativos de depressão do que aqueles com audição normal. Indivíduos com perda auditiva severa tiveram quatro vezes mais chances de ter sintomas depressivos.
O estudo procurou por uma associação em um único ponto no tempo, por isso não pode provar que a perda auditiva provoca sintomas depressivos. "Isso teria que ser demonstrado em um estudo prospectivo e randomizado", diz Golub. "Mas é compreensível como a perda auditiva pode contribuir para os sintomas depressivos. Pessoas com perda auditiva têm dificuldade para se comunicar e tendem a se tornar mais isoladas socialmente, e o isolamento social pode levar à depressão."Embora o estudo tenha focado nos hispânicos, os resultados poderiam ser aplicados a qualquer pessoa com perda auditiva relacionada à idade, de acordo com os pesquisadores. "Em geral, os indivíduos mais velhos devem ter sua audição testada e considerar o tratamento, se justificado", diz Golub.O estudo foi publicado no site JAMA Otolaryngology-Head & Neck Surgery.
Fonte: https://medicalxpress.com/