Também conhecido como “tinnitus”, o zumbido é um distúrbio que faz com que o indivíduo escute constantemente um zumbido ou outros sons irritantes, como um similar ao de mosquito. É uma condição incurável que afeta entre 10 e 15% da população de todo o mundo e pode ser causada pelos mais variados problemas e hábitos.
Para aliviar o incomodo causado pelo distúrbio existem alguns tratamentos que variam com base na causa original do zumbido. Em alguns casos a utilização de um aparelho de audição pode ajudar bastante, mas em outros – como o início de surdez – existem as terapias baseadas em relaxamento.
Além desses tratamentos, um estudo britânico descobriu que Mindfulness (em português, Consciência Plena) pode ser mais eficiente no alívio dos sintomas do zumbido do que as terapias de relaxamento.
O que é Mindfulness
O termo designa um estado mental que se caracteriza pela autorregulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade, ampla e tolerante, dirigida a todos os fenômenos que se manifestam na mente consciente - ou seja, todo o tipo de pensamento, fantasias, recordações, sensações e emoções percebidas no campo de atenção são percebidas e aceitas como elas são.
O treinamento e aprendizado dessa forma de atenção, geralmente se dá através de técnicas de meditação e de outros exercícios afins, permitindo ao indivíduo uma maior tomada de consciência de seus processos mentais e de suas ações.
O estudo
O estudo foi conduzido pelo Dr. Laurence McKenna, da University College London Hospital NHS, e pela Dra Liz Marks do Departamento de Psicologia da University of Bath, ambas no Reino Unido.
No total, 75 pacientes participaram do estudo no hospital Royal National Throat, Nose and Ear, recebendo o tratamento de Consiência Plena ou terapia de relaxamento.
O estudo descobriu que ambos os tratamentos levaram a uma redução na gravidade do zumbido, sofrimento psicológico, ansiedade e depressão para os pacientes. Contudo os pesquisadores puderam observar que o tratamento de Consciência Plena levou a reduções significativamente maiores na gravidade do zumbido, e essa melhora durou mais tempo.
Segundo os autores do estudo a terapia de relaxamento fornece aos pacientes habilidades específicas para reduzir os níveis de estresse. Em contraste, o tratamento de Consciência Plena, ensina os pacientes a prestar atenção proposital às experiências presentes, em vez de tentar suprimi-las. As pessoas aprendem a "aceitar" o zumbido, em vez de "lutar contra" ou "afastá-lo".A terapia de Consciência Plena não tem o objetivo de mudar a natureza ou o som do zumbido, mas de fazê-lo menos intrusivo, a ponte de deixar de ser um problema para as pessoas.
Próximos passos
Os pesquisadores estão agora desenvolvendo seu trabalho para ver se o tratamento de Consciência Plena pode ser usado para tratar a insônia relacionada ao zumbido."A abordagem mindfulness é radicalmente diferente do que a maioria dos pacientes com zumbido já tentou antes, e pode não funcionar para todos. Estamos confiantes com resultados que demonstraram a possibilidade de oferecer um tratamento novo e excitante para as pessoas que ainda não obtveram melhoras com o tratamento tradicional. Esperamos que os resultados de nossa pesquisa sejam um dos primeiros passos para o tratamento de Consciência Plena se tornar mais amplamente adotado”. - disse Marks.
Fonte: https://www.theguardian.com/society/2018/jul/01/tinnitus-mindfulness-new-treatment-study