O zumbido (também conhecido como tinnitus) é um som percebido constantemente nos ouvidos ou na cabeça sem a presença de um estímulo sonoro ambiente, ou seja, ele é uma percepção sonora sem uma fonte de som externa.
Ele atinge apenas pessoas com memória auditiva (aquelas que ouvem, sendo que pessoas surdas de nascença não sofrem deste mal) e embora não seja considerado uma doença, pode ser um sintoma ou até mesmo promover o desenvolvimento de alguma, como a depressão e a ansiedade.
O estudo
De acordo com um estudo italiano realizado pelo Departamento de Otlaringologia da Universidade Católica de Roma, pessoas que sofrem com zumbido crônico apresentam uma predominância significativa de ansiedade e depressão, comparado com outras pessoas.
Os pesquisadores consultaram 80 pacientes que sofriam com o zumbido, dentre eles, apenas 16% dos tinham audição normal. A maioria dos exames de audiograma realizados mostrou deficiência auditiva bilateral assimétrica em frequências elevadas de 4 a 8 khz. A duração média do problema nos pacientes em geral era de seis anos e nove meses.
Dos 80 pacientes consultados, 48% afirmaram sofrer um desconforto “leve” por conta do zumbido. Já 12% alegaram desconforto “moderado”, 25% sofriam de desconforto “severo” e 15% desconforto “catastrófico”.
Conclusão
A partir das consultas e análises dos resultados, os pesquisadores descobriram que 42% dos pacientes nenhum sintoma de ansiedade ou depressão. Contudo, a porcentagem de pacientes com sintomas de ansiedade era de 45%, enquanto que 26,3% sofriam com sintomas depressivos.
Fonte: https://www.hear-it.org/pt/pessoas-com-tinnitus-cronico-podem-experimentar-ansiedade-e-depressao