Conhecido também como acúfeno, tinnitus ou tinido, o zumbido no ouvido é uma sensação auditiva que não acontece por estímulos externos ao organismo, ou seja, é um sintoma associado a várias formas de perda auditiva. Ele se apresenta na forma de um som persistente que pode se assemelhar com uma abelha, panela de pressão, cachoeira, chiado, apito, cigarra, motor, sirene ou outros barulhos.

    Especialistas apontam que no Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas sofrem com estes sintomas, além de milhares de pessoas ao redor do mundo, fazendo dele o terceiro sintoma que mais causa incômodo, perdendo apenas para dor e tontura intensas e intratáveis.

     

    O TRATAMENTO

     

    A fim de diminuir os sintomas deste grande mal que acomete tantas pessoas ao redor do mundo, o tratamento chamado Neuromodulação Acústica com Reset Coordenado (Neuromodulação Acústica CR, em inglês) pretende “resetar” (ligar ou desligar) as células nervosas auditivas do cérebro, fazendo com que elas deixem de falhar. O tratamento já se mostrou eficaz pois possibilitou a redução dos sintomas em três quartos dos pacientes tratados.

    O tratamento se origina de uma técnica invasiva chamada “Estimulação Cerebral Profunda” que envolve o estímulo dos neurônios por meio de uma sonda introduzida no cérebro, usada para tratar doenças neurológicas como o Parkinson. Porém, diferentemente desta técnica, a Neuromodulação Acústica com Reset Coordenado apenas requer que os pacientes usem, algumas horas por dia, um par de fones de ouvido que emite uma série de tons afinados com a frequência característica do tipo de zumbido que os aflige.

     

    O ESTUDO

     

    Pesquisadores alemães estudaram 63 pacientes divididos em dois grupos, sendo que um recebeu tratamento genuíno e o outro, placebo. Os participantes do estudo deveriam avaliar a altura e o nível da perturbação que o zumbido causava, enquanto os pesquisadores mediam suas ondas cerebrais. No grupo de pacientes realmente tratados, foi percebida uma melhora significativa em 12 semanas, que persistiu por 10 meses. Porém, no grupo de pacientes que receberam o placebo, não foi possível detectar nenhuma melhora.

    “Este trabalho, é o primeiro ensaio clínico em humanos do conceito CR, e seus resultados foram extremamente encorajadores. Como o primeiro tratamento de fato removeu, em vez de mascarar os sintomas do zumbido, a evidência clínica de sua segurança e eficácia vão abrir caminho para o tratamento de uma gama maior de pacientes” — disse Mark Williams, um dos especialistas da Clínica do Zumbido, ao jornal britânico “The Independent”.

     

    Fonte: https://www.direitodeouvir.com.br/blog/tratamento-revolucionario-zumbido

     

    Destaque

    20,0,0,20,1
    25,600,1,2,10,3000,50,3000
    90,300,1,50,12,25,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
    0,0,0,1,1,30,10,5,4,1,0,0,0,0
    Produto01
    Produto03
    Produto02



    Novidades

    Fique por dentro de todas as novidades. Receba todas as notícias por e-mail.

    Copyright © 2017 Vibranews. Todos direitos reservados. Desenvolvido por G5 SEO Criação de Sites.