Por conta de sua fina espessura, muitas pessoas acreditam que as paredes de drywall não são capazes de terem um isolamento acústico eficiente como os presentes em paredes de alvenaria, o que atualmente não passa de um mito.
Que paredes são essas?
Diferentemente das paredes de alvenaria que são compostas por blocos e cimento, as paredes de drywall consistem de um sistema industrializado de paredes internas, composto por estrutura de aço galvanizado e chapa de gesso cartonado aparafusadas em ambos os lados.
Muito utilizada em diversos países, as paredes de drywall chegaram no mercado brasileiro há 20 anos e vem mudando o conceito de paredes e o processo da construção civil, por ser limpo, rápido, econômico e racional.
Desempenho do revestimento
Em uma parede de drywall, o revestimento acústico tem o mesmo desempenho do que o apresentado em uma parede de alvenaria, com algumas vantagens adicionais.
Uma parede de alvenaria possui aproximadamente 12 cm de espessura e pesa em média 135 kg/m² com um isolamento de 38 dB. Enquanto que a parede de drywall, com o mesmo desempenho de isolamento, mede somente 9,5 cm de espessura e pesa cerca de 20 kg/m². Isso pode influenciar diretamente no projeto da edificação, já que quanto maior o peso das divisórias internas, mais robusta deverá ser a estrutura.
Os números aumentam ainda mais quando se trata de divisórias entre unidades (paredes geminadas, por exemplo), pois o valor de isolamento acústico deve ser aproximadamente 45 dB, sendo necessária a construção de duas paredes de alvenaria com um vão no meio onde será instalado o isolamento acústico. Portanto a parede passa a ter 25 cm de espessura e pesar 240 kg/m². Já uma parede de drywall, com o mesmo valor de isolamento, terá apenas 12 cm de espessura e pesará 40 kg/m².
Em resumo
Não importa a edificação ou o tipo de parede, a tecnologia atual dos revestimentos acústicos possibilita que as necessidades da empresa ou residência sejam atendidas com a qualidade esperada, sem a necessidade de gastos extras a fim de solucionar outro problema, como o reforço nas estruturas da edificação para suportar as divisórias internas feitas em alvenaria.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=67Q1DCWAjzk