O consultor em acústica de edificações cuida do conforto acústico dos usuários. Presente desde o início da obra, ele especifica materiais, coleta e fornece dados para a realização de um projeto acústico de qualidade. Também pode ser chamado para medição de um terreno ou avenida onde uma obra será erguida, resolver ou atenuar um problema acústico existente de um empreendimento já concluído.
A Norma de Desempenho dos Edifícios, da ABNT, cuja exigibilidade deve sair no dia 12 de março do ano que vem, impulsiona o mercado de acústica no País e aumenta a demanda pelos profissionais do setor. Para ter uma ideia disso, basta lembrar que antes o consultor de acústica raramente atuava durante o processo de incorporação e todos os empreendimentos, e não somente os de alto padrão, terão de atender a um desempenho mínimo de qualidade acústica.
Para fazer sucesso na profissão, as exigências também serão maiores. O consultor vai ter que conhecer e estudar a nova legislação, novas tecnologias, novos materiais, fazer pesquisas, buscar aperfeiçoamento profissional. Atualmente, para exercer a função, o profissional tem que ser formado pelo curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria(RS), o único do País; ou ser formado em Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica. No entanto, a maioria dos alunos desses cursos não sai preparado para a função de consultor de acústica. Por isso, a saída é buscar especialização em cursos aqui ou em países onde a acústica é mais desenvolvida, como Estados Unidos, Espanha e Portugal.
Cursos de Especialização
A Anima Ensino (www.animaensino.com.br) oferece cursos presenciais e a distância de Acústica Arquitetônica – Fundamentos e Conceitos, ministrados por Vitor Litwinczik, Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na área de concentração de Vibrações e Acústica; Recentemente, a ProAcústica (www.proacustica.org.br) , promoveu o Curso de Formação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental”, em conjunto com o Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), Escola Politécnica da USP (Poli), e Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (IST). Já a Fupam (Fundação para Pesquisa em Arquitetura e Ambiente) www.fupam.org.br realizou o curso “Soluções Acústicas no Projeto Arquitetônico”.
Consulta Nacional
A análise da Consulta Nacional das Revisões das seis partes da ABNT NBR 15.575, da Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações (CE-02:136.01), prossegue amanhã (23) e quinta-feira (24) na sede do Sinduscon, em São Paulo. Na última reunião, foi iniciada a análise dos votos postados na consulta nacional da ABNT. Até o momento foram feitas apenas alterações de forma na norma, isso quer dizer que a parte técnica continua a mesma. Novas reuniões deverão ser marcadas, mas tudo indica que a norma será aprovada sem a necessidade de uma segunda consulta nacional. “A leitura dos votos está mostrando amadurecimento e conscientização do mercado. Quem ganha com isso é o consumidor”, comentou o engenheiro Luís Manetti, secretário da Comissão da Norma.