Os 4 piores problemas causados pela infecção de ouvido

    “Dor aguda do ouvido com febre alta contínua deve ser temida porque o paciente pode delirar e morrer”. Assim foi descrita a otite média (acumulo de pus e muco atrás do tímpano. Causados por resfriado, alergia ou infecção do trato respiratório superior) pela primeira vez, pelo médico grego Hipócrates em 460 a.C.

    Graças aos antibióticos, os perigos das infecções de ouvidos reduziram significativamente, porém os casos de complicações neurológicas graves, incluindo perda auditiva, paralisia facial, meningite e abscesso cerebral ainda acontecem.

     

    As doenças

     

    1 – Mastoidite aguda: É uma infecção que o osso mastoide localizado atrás da orelha e deve ser tratada para evitar que progrida para uma complicação mais séria. Os tratamentos incluem antibióticos intravenosos e colocação de um tubo para a drenagem do pus.

     

     

    2 – Paralisia facial: Antes dos antibióticos, esta complicação debilitante ocorreu em cerca de 2 em 100 casos de otite média. Desde os antibióticos, a taxa caiu para 1 em 2.000 casos. Deve ser tratado como uma emergência. Cerca de 95% dos pacientes com otite média que desenvolvem paralisia facial se recuperam completamente.

     

     

     

    3 – Perda auditiva permanente: Embora seja uma condição rara (afeta 2 crianças a cada 10.000) a otite média não tratada pode levar a perda auditiva permanente, o que pode acarretar em dificuldades sociais e de aprendizado na fase infantil.

     

     

    4 – Meningite bacteriana: Ou meningite meningocócica é uma doença grave e potencialmente fatal, causada pelas bactérias Streptococcus Pneumoniae, Haemophilus Influenzae ou Neisseria Mengitidis. Ainda que seja o tipo mais temido de meningite, ela não é facilmente transmitida, sendo necessários contatos diretos com secreções contaminadas ou exposições prolongadas a ambientes contaminados para o contágio.

     

     

    Os sintomas incluem dor de cabeça severa, febre alta, rigidez na nuca, prostração, estado mental alterado e mal-estar. À medida que a infecção se espalha, o paciente desenvolve inquietação, delírio e confusão mais severos.

    O tratamento é feito através de altas doses de antibióticos intravenosos por 7 a 21 dias.

     

    Observações profissionais

     

    "A antibioticoterapia reduziu muito a freqüência de complicações da otite média. No entanto, é de vital importância manter-se ciente do possível desenvolvimento de complicações neurológicas”.“Para reduzir a morbidade, é imprescindível a implantação precoce de uma abordagem multidisciplinar com exames de imagem e laboratoriais rápidos para orientar o tratamento adequado" – concluíram os Drs. Hutz, Moore e Hotaling.

     

    FONTE: https://medicalxpress.com/news/2018-04-ear-infections-meningitis-brain-abscess.html

     

    Destaque

    20,0,0,20,1
    25,600,1,2,10,3000,50,3000
    90,300,1,50,12,25,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
    0,0,0,1,1,30,10,5,4,1,0,0,0,0
    Produto01
    Produto03
    Produto02



    Novidades

    Fique por dentro de todas as novidades. Receba todas as notícias por e-mail.

    Copyright © 2017 Vibranews. Todos direitos reservados. Desenvolvido por G5 SEO Criação de Sites.