Muitas vezes atribui-se a dificuldade que algumas crianças têm nas atividades escolares ao desinteresse e falta de atenção. Porém, muito longe disso, crianças que sofrem de perda auditiva podem ter dificuldades em acompanhar o ritmo das aulas, demorando mais e apresentando dificuldades para ler. É o que afirma um estudo britânico.
O estudo
O estudo avaliou crianças de 8 a 10 anos com problemas de leitura ou histórico de infecções auditivas repetidas, através de uma série de testes de suas habilidades de leitura e escrita, bem como a sua fala e alfabetização, descobriu que, 25% dos participantes que tiveram dificuldades de leitura apresentaram perda auditiva leve ou moderada, dos quais seus pais e professores desconheciam.
Entre as crianças com problemas de leitura, nove de um total de 36 crianças tiveram algum grau de perda auditiva. Em contrapartida, um terço das crianças com histórico de infecções de ouvidos repetidas, teve problemas com leitura e escrita.
Conclusão
O resultado do estudo indica que ambos os grupos têm maior risco de perda auditiva e que essas taxas são muito similares em ambos. Além disso, todos os participantes foram classificados por seus pais e professores como não tendo histórico significativo de problemas de audição, o que deixa evidente a dificuldade em identificar a existência desta deficiência e procurar formas mais eficientes de lecionar.
Portanto, os pesquisadores recomendam que as crianças com dificuldades de leitura sejam mais cuidadosamente examinadas a fim de identificar mais rapidamente a perda auditiva e aplicar as medidas cabíveis para que essas crianças tenham o desenvolvimento escolar adequado.
"Os procedimentos atuais de triagem auditiva não estão identificando essas crianças e nós aconselhamos que elas tenham sua audição testada em mais detalhes e com mais freqüência" - concluíu Helen Breadmore (autora do estudo na Universidade Conventry, no Reino Unido).
Fonte: https://www.hear-it.org/childrens-reading-difficulties-may-be-caused-hearing-problems