Dentre os materiais utilizados para fazer um revestimento acústico estão a lã de Pet, lã de rocha, lã de vidro, drywall, e a espuma acústica. Mas a instalação de um revestimento acústico eficiente está longe de apenas escolher o material com maior absorção sonora.
Esclarecendo
Evidentemente a instalação do revestimento depende de quais são as suas necessidades, se será um tratamento ou um isolamento acústico.
No caso de um isolamento, muitas vezes apenas a instalação dos materiais citados acima não será suficiente, sendo necessária a combinação de diferentes materiais isolantes com materiais absorvedores em um sistema acústico multicamadas.
Isso porque materiais absorvedores, como espuma acústica ou lã de pet diminuem a reverberação (muito utilizadas em revestimento acústico) e os isolantes, como concreto e gesso, são mais densos e ajudam a impedir a passagem do som (utilizados em isolamento acústico).
Como é feito
A melhor maneira de instalar um isolamento acústico eficiente, é criando uma câmara entre duas camadas de tijolos, ou seja, duas paredes (ou teto) com um vão entre elas, onde serão instaladas as placas dos materiais isolantes. Desse modo, a massa da parede aumenta e se torna mais eficiente na absorção do ruído. Utilizar 12 cm de gesso cartonado mais 4 mm de lã de pet, por exemplo, é capaz de reduzir a passagem do som em 40 dB.
Uma boa estratégia é usar esta técnica para paredes externas e usar o isolamento acústico em drywall para divisórias de cômodos, fazendo com que o peso da obra não seja excessivo (já que alvenaria é mais pesada que drywall) e economize nos gastos com a construção. Além disso o drywall é mais rápido de ser instalado (o que agiliza a obra) e é mais fino que a alvenaria (deixando disponível maior espaço útil).
Em paredes já existentes, o vão interno pode ser criado com a instalação de chapas de gesso ou drywall e preenchido com lã de pet, de vidro ou rocha.