Afasia pode não ser apenas um transtorno de linguagem

    Comumente diagnosticada em pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral), a afasia é um distúrbio de linguagem, geralmente relacionada à uma lesão no lado esquerdo do cérebro, que se caracteriza pela dificuldade de expressar-se verbalmente e compreender o que está sendo dito por outras pessoas. Porém um estudo publicado em fevereiro deste ano (2017), sugerem que este distúrbio não é apenas uma questão de linguagem com se acreditava.

    A descoberta

    O estudo compara adultos que sofrem de afasia, com adultos saudáveis da mesma idade e indica que o problema vai além da linguagem, o que exigiria programas de intervenção adicionais para garantir a recuperação completa dos pacientes.

    "A afasia é considerada estritamente um déficit de linguagem, mas estamos começando a adotar a noção de que o idioma não é distinto de outras funções, ele se integra à elas" - disse Chaleece Sandberg, professora assistente de ciências da comunicação e desordens da Universidade Estadual da Pensilvânia e investigadora principal do estudo.

    Especifeicamente, os pesquisadores estudaram os dados obtidos enquanto os pacientes estavam em repouso, ou seja, eles estavam acordados mas não desempenhavam nenhuma atividade.

    "Regiões envolvidas na audição, visão, processamento motor, atenção e funções executivas, como organização e planejamento - mesmo quando em repouso - ainda estão muito conectadas e conversando entre si, formando redes distintas", disse Sandberg.

    Porém, tais conexões não acontecem da mesma forma em pessoa que sofrem de afasia como acontecem em pessoas saldáveis da mesma idade. Até mesmo as áreas não tingidas pelo distúrbio apresentam uma conexão muito fraca entre si.

    Um longo caminho

    As descobertas sugerem a existência de problemas generalizados além do local específico de dano, podendo causar problemas de comunicação em todo o sistema, não só nas redes conectivas danificadas.

    Contudo, o estudo é uma das primeiras peças baseadas em evidências analisadas em neuroimagem para apoiar uma abordagem mais ampla para o tratamento de afasia.

    "Quando estamos procurando maneiras de ajudar as pessoas com afasia a recuperar a função de linguagem, nós precisamos olhar para todo o sistema cerebral e pensar nos aspectos da cognição como atenção e memória, e como eles podem estar afetando a recuperação da função do idioma" – finalizou Chaleece Sandberg

    FONTE: http://www.audiologyonline.com/releases/penn-state-study-shows-aphasia-19868

     

    Destaque

    20,0,0,20,1
    25,600,1,2,10,3000,50,3000
    90,300,1,50,12,25,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
    0,0,0,1,1,30,10,5,4,1,0,0,0,0
    Produto01
    Produto03
    Produto02



    Novidades

    Fique por dentro de todas as novidades. Receba todas as notícias por e-mail.

    Copyright © 2017 Vibranews. Todos direitos reservados. Desenvolvido por G5 SEO Criação de Sites.