Conversar ou tentar focar-se em alguma tarefa em um ambiente com muitos ruídos - como uma cafeteria ou estação de metrô - não é tão fácil, mesmo para quem tem sua saúde auditiva em perfeitas condições. Para as pessoas com implantes cocleares o cenário é ainda pior.
Contudo, um estudo recente descobriu que essa dificuldade pode ser amenizada com música, principalmente em crianças que utilizam implantes cocleares.
O estudo
O estudo realizado por uma equipe de pesquisadores finlandeses analisou a habilidade de crianças com implantes cocleares para conversar em ambientes com ruídos. Por cerca de um ano os pesquisadores estudaram dois grupos de crianças com idades entre 4 e 13 anos que usavam implantes cocleares. Além dos dois grupos, os pesquisadores reuniram um outro composto por crianças sem problemas auditivos.
As crianças foram classificadas em grupos de acordo com seus hábitos cotidianos de cantar, conforme relatado em um questionário dos pais. Os pesquisadores acompanharam relatos de canto "informal", como cantar canções de ninar, músicas de filmes, YouTube ou rádio.
Em seguida, durante o teste, as crianças foram convidadas a apontar para figuras que representassem as palavras e frases que ouviram através de um alto-falante, com um ruído de fundo constante. As crianças com audição normal apresentaram melhor percepção de fala do que aquelas com implante coclear, embora todos os grupos tenham se saído melhor na segunda rodada de testes.
Naqueles com implante coclear, as crianças que cantavam, mesmo sem treinamento musical formal, tiveram melhor desempenho e apresentaram melhores habilidades de atenção do que aquelas que não cantavam. Eles também foram mais capazes de entender o ritmo das músicas, sugerindo que eram melhores na compreensão dos padrões de fala.
Conclusão
O estudo concluiu que crianças com implantes cocleares, que cantam com frequência em casa, tinham uma percepção melhor de fala em ruído de fundo, do que as outras crianças com implantes cocleares e que não cantavam.
Os autores concluíram, também, que a percepção de fala de crianças com implantes cocleares, em ruído, está interligada ao “discernimento prévio da mudança de instrumento musical”, ou seja, do piano para percussão, como também àquelas que cantam com frequência, cuja atenção está voltada para a mudança de timbre, em geral, do piano para percussão, violino e bateria”.
Sendo assim, o estudo sugere que cantar e tocar instrumentos musicais pode melhorar a percepção da fala de crianças com implantes cocleares, em ambientes ruidosos.