Não é difícil imaginar que a exposição à ruído, infecções de ouvido, envelhecimento, utilização de medicamentos ototóxicos etc., sejam fatores capazes de desencadear uma perda auditiva permanente. Contudo, existem outros fatores que aparentemente não apresentam relação com a saúde auditiva, mas podem aumentar o risco de prejudica-la. Este é o caso da Gota, um tipo de artrite caracterizada pelo aumento de ácido úrico causando inflamação e vermelhidão nas articulações, ela é a inflamação de artrite mais comum em adultos.
Além da Gota, outros tipos de artrites inflamatórias como, artrite reumatoide e doenças autoimunes que afetam principalmente as articulações, também aumentam o risco de deficiência auditiva.
O estudo
Um estudo realizado nos Estados Unidos com adultos acima de 65 anos de idade descobriu a relação entre gota e o risco de 44% mais elevado de desenvolver dificuldades auditivas após adaptações demográficas, comorbidades e medicamentos (geralmente utilizados para doenças cardiovasculares e gota).
O estudo foi baseado em 5% de amostra aleatória e realizado pelo sistema de saúde dos Estados Unidos, US Medicare entre 2006 e 2012.
Foram comparados dois grupos de idosos com 65 anos de idade (ou acima disso), sendo o primeiro composto por pacientes que sofriam de gota e o segundo com pacientes que não sofriam de gota. Ao todo, o estudo examinou cerca de 1,71 milhões de participantes e identificou o desenvolvimento de 89,409 mil casos de deficiência auditiva.
Fonte: https://www.hear-it.org/