A Vibrasom fabricou e instalou um conjunto de 25 portas acústicas (STC-40) no edifício Acadêmico 2 do campus Santo Amaro do Centro Universitário SENAC, em São Paulo. Na execução, um desafio extra: a construção de uma pré-estrutura de aço auxiliar para sustentar o peso e garantir o funcionamento perfeito do sistema das paredes internas construídas em Drywall. O projeto acústico da obra foi assinado pelo arquiteto Lineu Passeri Jr. (www.lineupasseri.arq.br), mestre e doutor em acústica, da Passeri & Associados.
“Nós atendemos todas as exigências e entregamos mais um trabalho de qualidade para o SENAC”, frisou Luis Carlos Gusson, gerente comercial da Vibrasom, acrescentando que contou com a participação ativa dos engenheiros Marco Maia e Gustavo Alves dos Santos, do Departamento de Engenharia da instituição.
As portas acústicas, de 90 cm, 1 metro e 2m10 de altura, foram construídas em aço carbono com miolo constituído por camadas de lã de vidro e instaladas nos seguintes ambientes: cinema, finalização e edição de áudio, salas de projeção, estúdio de televisão, estúdio de rádio, estúdio de mixagem e respectivas salas técnicas, e nas casas de máquinas e de ar condicionado. Em alguns casos, foram usadas portas duplas com duas folhas, com e sem visor. A instalação foi feita dentro do cronograma.
“Como as instalações desses ambientes ainda estão na fase final de acabamento, não foi possível fazer a aferição do desempenho das portas nesses ambientes”, frisou o arquiteto.
Ficaram também a cargo de Lineu Passeri Jr. a definição dos materiais de revestimento interno desses ambientes, assim como dos forros de todo o edifício e dos demais detalhes acústicos da obra. O projeto de arquitetura ficou a cargo do Escritório Aflalo & Gasperini. O projeto de layout e interiores a cargo do Escritório Sá Marques.