Os alimentos são o combustível da vida, são eles que reabastecem seu corpo com todos os nutrientes necessários para mantê-lo saudável e em pleno funcionamento. Dessa forma, é natural que estes alimentos influenciem diretamente em sua saúde, com a audição não seria diferente. Foi o que mostrou um estudo realizado pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.

     

    O estudo

    Tendo como base inicial o fato de que nosso corpo é totalmente integrado, (problemas derivados em determinadas áreas do corpo podem afetar outras), os pesquisadores analisaram os hábitos alimentares de 2.366 pessoas, pediram para que elas respondessem um questionário sobre sua saúde e, por último, realizaram um teste de audição dividido em quatro partes.

    Além dos resultados comprovarem a forte ligação entre alimentação, a pesquisa mostrou que pessoas que se alimentavam mal, mesmo estando diariamente expostas a menos ruídos, apresentavam um nível de perda auditiva equivalente a pessoas que seguiam uma dieta balanceada, mas que eram expostas mais frequentemente a um nível de ruído muito maior.

     

    O que significa?

    A descoberta feita pelos pesquisadores afirma que uma dieta balanceada com vegetais, frutas, fibras e proteínas pode proteger sua audição dos danos causados pela exposição prolongada ao ruído, reduzindo o risco de desenvolver perda auditiva ou impedindo que ela progrida.

    Mas não se pode esquecer dos alimentos que devem ser evitados, pois seu consumo excessivo pode prejudicar sua saúde auditiva. Entre eles estão os açucares e carboidratos, que podem levar ao desenvolvimento de diabetes e hipertensão quando consumidos em grande quantidade, favorecendo assim ao surgimento da perda auditiva. Além destes, é necessário reduzir o consumo de sal, gorduras em geral, bebidas alcoólicas e cigarros, pois também aumentam o risco de desenvolver problemas auditivos e amplificam os sintomas provocados pelo ruído.

    Por último, mas não menos importante está a cafeína, que seu benefício e malefícios são controversos, já que alguns especialistas afirmam que ela pode acentuar os incômodos provocados pelo zumbido. Entretanto, algumas pesquisas apontam que se a cafeína for consumida moderadamente, pode se tornar uma aliada no combate a estes sintomas.

     

    Por fim

    Apesar dos resultados, não é necessário acabar com o consumo de certos alimentos, o ideal é balancear sua alimentação para não deixar que alguns deles sobrecarreguem seu organismo.

    Em todo caso, procure sempre o auxílio de um nutricionista ou um otorrinolaringologista para manter uma alimentação saudável e solucionar ou prevenir problemas relacionados com a audição.

     

    Fonte: https://www.direitodeouvir.com.br/blog/habitos-alimentares-saude-auditiva

     

    Destaque

    20,0,0,20,1
    25,600,1,2,10,3000,50,3000
    90,300,1,50,12,25,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
    0,0,0,1,1,30,10,5,4,1,0,0,0,0
    Produto01
    Produto03
    Produto02



    Novidades

    Fique por dentro de todas as novidades. Receba todas as notícias por e-mail.

    Copyright © 2017 Vibranews. Todos direitos reservados. Desenvolvido por G5 SEO Criação de Sites.