Como músicos podem proteger sua audição

    Os casos de músicos com problemas de audição não são raros, muito pelo contrário. Por conta de sua rotina que incluem, ensaios, estudos, passagens de som, contato direto com instrumentos de alta frequência e shows, muitos deles passam a desenvolver problemas auditivos que atrapalham muito em seu dia a dia.

    Em 2016, o vocalista do AC/DC, Brian Johnson anunciou que teria abandonado a turnê mundial “Rock or Bust” por recomendações médicas, pois os shows em grandes estádios poderiam comprometer sua audição. Assim como Johnson, cantores como Eric Clapton, Phil Collins, Neil Young, Ozzy Osbourne e Chris Martin têm perda auditiva acentuada.

     

    De acordo com estudos

    Um estudo realizado pelo audiologista Sargunam Sivaraj, da Universidade de Massey, na Nova Zelândia, apontou que 60% dos músicos da orquestra local com idade entre 27 e 66 anos tinham perda auditiva. A pesquisa avaliou os músicos em alta exposição sonora por um período superior a 20 anos.
    Além de constatar que a perda auditiva está relacionada com a exposição sonora, a pesquisa indicou que o problema tende a ser observado em músicos cada vez mais jovens.

     

    Como músicos podem evitar a perda auditiva?

    Sempre pensamos que este tipo de problema está longe de acontecer conosco, principalmente quando somos jovens, mas pode acontecer.

    A exposição aos ruídos elevados – mesmo que sejam notas musicais – é prejudicial para a audição. Em longo prazo, elas podem causar danos às células ciliadas da cóclea, que tem um papel fundamental na transmissão das ondas sonoras para o cérebro, onde são “traduzidas”.

    Sendo assim, conheça agora algumas formas de preservar sua saúde auditiva sem prejudicar a qualidade de sua música:

    • Monitor In-ear nos ensaios

    Embora ouvir sua música no volume máximo seja de muito mais ânimo na hora de tocar, ensaiar com monitores in-ear são uma boa opção. Com eles você poderá ouvir perfeitamente o som sem que cause danos aos seus ouvidos. Mas para que ele tenha os benefícios adequados, deve ser usado de forma binaural (dois ouvidos ao mesmo tempo).

     

    • Protetores auditivos

    Um bom exemplo, são os protetores auriculares com filtro linear, permitindo que o som original seja ouvido com a mesma qualidade, porém mais atenuado e mantendo o pico de ressonância natural.

     

    • Faça pausas para que seu ouvido descanse

    Assim como nossos músculos precisam descansar após um grande esforço, nossos ouvidos também precisam. Portanto é recomendável que a exposição a ruído excessivo tenha uma pausa.

     

    • Preste atenção na sua audição

    Ao sair de um show, preste atenção na sua audição. Se perceber zumbido, pressão ou dor, procure um otorrinolaringologista. Esse sinal de fadiga auditiva pode indicar que algo está errado

     

    Fonte: http://www.aparelhoauditivo.com/musicos-e-a-perda-auditiva/

     

    Destaque

    20,0,0,20,1
    25,600,1,2,10,3000,50,3000
    90,300,1,50,12,25,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
    0,0,0,1,1,30,10,5,4,1,0,0,0,0
    Produto01
    Produto03
    Produto02



    Novidades

    Fique por dentro de todas as novidades. Receba todas as notícias por e-mail.

    Copyright © 2017 Vibranews. Todos direitos reservados. Desenvolvido por G5 SEO Criação de Sites.

    Please publish modules in offcanvas position.